quinta-feira, março 03, 2011

REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS 2011

REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS 2011 - TURMA 1401 - PROFESSORA ELEN
A SOMA DOS TALENTOS
 SE A NOTA DISSESSE:  
“NÃO É UMA NOTA QUE FAZ UMA MÚSICA.”  
… NÃO HAVERIA SINFONIA.  
SE A PALAVRA DISSESSE:  
“NÃO É UMA PALAVRA QUE PODE FAZER UMA PÁGINA.”  
… NÃO HAVERIA LIVRO.  
SE A PEDRA DISSESSE:  
“NÃO É UMA PEDRA QUE PODE MONTAR UMA PAREDE.”  
…NÃO HAVERIA CASA.  
SE A GOTA DISSESSE:  
“NÃO É UMA GOTA DE ÁGUA QUE FAZ O RIO.”  
…NÃO HAVERIA O OCEANO.  
SE O GRÃO DE TRIGO DISSESSE:  
“NÃO É O GRÃO QUE PODE SEMEAR O CAMPO.”  
…NÃO HAVERIA COLHEITA.  
SE O HOMEM DISSESSE:  
“NÃO É UM GESTO DE AMOR QUE PODE SALVAR A HUMANIDADE.”  
JAMAIS HAVERIA JUSTIÇA E PAZ, DIGNIDADE E FELICIDADE NA TERRA DOS HOMENS.   
COMO A SINFONIA PRECISA DE CADA NOTA,  
COMO O LIVRO PRECISA DE CADA PALAVRA,  
COMO A CASA PRECISA DE CADA PEDRA,  
COMO A COLHEITA PRECISA DE CADA GRÃO DE TRIGO,  
A HUMANIDADE INTEIRA PRECISA DE TI,  
ONDE ESTIVERES, ÚNICO E, PORTANTO, INSUBSTITUÍVEL.  
COMO O FUTURO DO NOSSO PAÍS, PRECISA DA EDUCAÇÃO,  
A FAMÍLIA E ESCOLA PRECISAM ESTAR JUNTAS, PARA  
COMPARTILHAREM A ALEGRIA DO SUCESSO.   
   
OBRIGADO POR ESTAREM CONOSCO, SOMANDO TALENTOS, MULTIPLICANDO SORRISOS, COMPARTILHANDO ALEGRIAS.  
Na perspectiva de Vygotsky:
"A educação (recebida na família, na escola, e na sociedade de um modo geral) cumpre um papel primordial na constituição dos sujeitos. A atitude dos pais e suas práticas de criação e educação são aspectos que interferem no desenvolvimento individual e, consequentemente, influenciam o comportamento da criança na escola". (1984, P.87).
São elementos fundamentais para a obtenção de um bom desempenho escolar.
- Para se desenvolverem bem na escola, as crianças precisam de boa estrutura familiar e escolar, de disciplina, desafios, segundas oportunidades, respeito, reconhecimento e compreensão. 
- A criança precisa sentir que é amada com a mesma intensidade independentemente de seu desempenho escolar.
 
- Todos os alunos, inclusive seu filho, podem aprender a estudar melhor a reter mais informações e a tirar proveitos de seus pontos fortes.
 
- O bom desempenho escolar é assunto para a família toda. Ela deve ser tomada em conjunto por pais e filhos.
 
- As expectativas dos pais têm que ser realistas e não podem ser baseadas em padrões idealizados. Bons resultados não são apenas numéricos, mas devem se traduzir em auto-estima, autoconfiança, bom relacionamento interpessoal, capacidade de relaxar e brincar, habilidades físicas e artísticas.
 
- O bom desempenho escolar deve ser dissociado do perfeccionismo. Pais não podem exigir de mais de seus filhos ou de si mesmos. Um bom desempenho pode ser esperado, desde que aceite as limitações.
 
- Um grande esforço do aluno deve ser encarado como um excelente desempenho, não importando o resultado.
 
- Quando algo vai mal na escola, o filho não pode ser tratado como mau, preguiçoso ou burro, mas como uma criança ou adolescente.
 Mantenha-se informado sobre a escola de seu filho, converse com o diretor da escola, mantenha um relacionamento constante com os professores de seu filho.
- Converse com os outros pais de alunos, participação das reuniões de escola, participe em casa no dia-a-dia da criança.
- Cobre de seu filho comprometimento coma escola, Acompanhe o dever de casa.
- É preciso criar um ambiente adequado e determinar períodos de estudos para seu filho, fique atento ao desempenho escolar de seu filho.
Fique atento aos recados da agenda, converse sobre cada fato e pergunte o que aconteceu todo dia.