sexta-feira, julho 29, 2011

Troféu Rioeduca.net - O Oscar da Educação Carioca - de 25 de julho a 07 de agosto

QUERIDOS(AS) AMIGOS(AS) PROFESSORES(AS) E ALUNOS(AS)

PEÇO QUE VOTEM PARA O TROFÉU RIOEDUCA.NET

CATEGORIA DE BLOG ESCOLARES, MELHOR BLOG DE ESCOLA - TÍTULO DA POSTAGEM - BLOG DA TURMA 1401 - ESCOLA FREI GASPAR 


APROVEITE E VEJA TAMBÉM O PROJETO DE CIÊNCIAS, FOI MUITO BOM!!!!!!!!!!!!!! 
E Categoria melhor projeto de incentivo à LEITURA e ESCRITA - RIO DE LEITORES - BLOG DA TURMA 1401 - ESCOLA FREI GASPAR


quinta-feira, julho 28, 2011

ELIO RETIRANDO O DNA DO MORANGO






 Elio.


VAMOS AVALIAR A PRIMEIRA PARTE DO CURSO DE GESTÃO

Planejamento-Organização - Execução - Avaliação


Planejamento:Tem como ponto de partida o conhecimento da realidade onde o processo educativo se desenvolverá. Torna-se necessário que se façam coletas  de informações sobre os aspectos significativos da realidade, seguindo-se `a análise e interpretação das mesmas e cujo o resultado será subsidio ao planejamento. O planejamento deverá considerar os múltiplos aspectos que deverão ser abrangidos pela ação administrativa.
          O Planejamento deverá ser realizado com maior dedicação, devido a importância que representa quanto ao êxito da administração escolar e aos benefícios que  oferecerá aos educadores e a sociedade.
Organização: É o ato de compor a estrutura da instituição escolar. Estruturação das unidades operacionais colocando-os no setor correspondente. Seleção de pessoal capaz de desempenhar satisfatoriamente as tarefas. Estabelecimento claro das funções de cada um, especificando  as inter-relações hierárquicas.
Elaboração de documentos, o manual de organização que contenha todas as informações necessárias ao bom funcionamento da instituição. Providências quanto aos recursos físicos, materiais e financeiro que garantam o êxito do empreendimento. A estrutura do sistema educacional já está estabelecido e qualquer alteração necessita da aprovação do Poder Legislativo.
Execução:Nesta etapa o administrador deve utilizar-se dos melhores recursos da comunicação, bom senso, da empatia, e, acima de tudo, integra-se ao grupo, pois o autoritarismo e a omissão são abomináveis.
          Mas a priori o administrador escolar deve verificar se todos os recursos necessários estão disponíveis, antes de iniciar a execução da atividade educativa, a fim de que os seus executores não tenham seus trabalhos prejudicados.
          O administrador durante a execução deve ter uma postura de acompanhamento, apoio e cobrança, bem como de coordenação de esforços visando ao alcance de objetivos comum.

Avaliação: É realizada sobre os aspectos quantitativos e qualitativos. Em termos qualitativos são considerados: número total de matrículas, freqüência, rendimento escolar, evasão e repetência, recursos financeiros aplicados, cumprimento de cronograma. Em termo qualitativo a avaliação se traduz na credibilidade que a ação educativa adquiriu no seio do sistema social em que se desenvolveu, em face da satisfação, das necessidades e expectativas do mesmo, sem deixar de estabelecer critérios de parâmetros, valores de concepções educativas atendam somente as classes dominantes em detrimento das classes populares.
          Estabelecidos os objetivos e desencadeadas as ações, é preciso saber se realmente essas ações se dirigem para os objetivos e até que ponto esses objetivos estão sendo alcançados na educação.
          Durante longo período a administração da educação, construiu uma tarefa bastante rudimentar. As transformações que surgiram, tanto no interior do sistema do ensino, quanto no meio social provocaram mudanças na concepção da educação, do papel da escola na sociedade bem como dos seus gestores.
Fonte: TCC apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e Educação da UNAMA

Para cada fato apresentado, reflita sobre qual seria o seu diagnóstico e as suas soluções propostas.


COPIE E COLE NO WORD

Para cada fato apresentado, reflita sobre qual seria o seu diagnóstico e as suas soluções propostas.

FATO 1 – Uma feira de ciências foi montada pela coordenadora pedagógica e por um grupo de professores, envolvendo todos os alunos e suas famílias. No entanto, a divulgação dependia de parceria com outros grupos da escola. Como a parceria esperada acabou não acontecendo, o prazo não foi cumprido e poucas pessoas apareceram. Que frustrações para os que se mobilizaram!



FATO 2 -  Um aluno não faz a prova na data marcada e o coordenador pedagógico marca com o professor a data da segunda chamada. No entanto, após a correção da segunda chamada, o professor se esquece de fazer o registro escolar. Com isso, o boletim do aluno chega em casa sem a respectiva nota.
Como você gerenciaria essa situação em sua gestão?

PLANO DE CARREIRA - GESTÃO


COPIE E COLE NO WORD E RESPONDA

DEPOIS ENVIE 

PLANO DE CARREIRA

Quais eram os seus sonhos quando decidiu ser um profissional de educação?
 O que significa educação para você?
 Ao fazer uma autoanálise de como você se encontra diante dos novos desafios, o que você identifica como:
 Sua forças e fraquezas interna?

 Sua oportunidades e ameaças externas?


“Focos e Parâmetros da Qualidade da Escola”

Veja a atividade, utilize a barra de rolagem e veja como realizar a tarefa (resposta da tutora).
Pense em uma instituição escolar da Rede Pública Municipal de Ensino que você conheça ou onde atue. Em seguida, observe a coluna “Parâmetros de Avaliação” do quadro “Focos e Parâmetros da Qualidade da Escola” e, de acordo com a legenda abaixo, atribua uma nota quanto ao nível de aderência. (copiado do slide) veja abaixo: 
Aderente – Extremamente (5) bastente(4) Levemente(3)
Não aderente - Extremamente (0) bastente(1) Levemente(2)

 “Focos e Parâmetros da Qualidade da Escola”


FOCO 1
Parâmetros de avaliação
Instrumentos de apoio à  gestão

ATIVIDADE – FIM
Aluno e sua aprendizagem significativa.
Qualidade de sala de aula e sucesso escolar.
Inclusão.
Didática: currículo essencial,  projetos, metodologias, recursos, avaliação formativa, apoio escolar  e reforço escolar
Projetos internos
Projetos oferecidos pela SME
Avaliação externa
Avaliação interna
FOCO 2



Liderança e pessoas.
Equipe e seu desenvolvimento.

Escola que aprende.
Formação continuada.
Desenvolvimento cultural.
Programas internos de capacitação e cultura.
Programa oferecido pelo DGRH/CREs.

Liderança com pessoas.
Clima organizacional.
Uma boa escola para se trabalhar.
Cuidados dos relacionamento
Celebração: festas, comemorações, eventos culturais etc
FOCO 3



Organização do tempo e espaço do cotidiano escolar.
Gestão de processos e sistemas de trabalho.
Mapear processos e criar procedimentos para estrutura de apoio em sala de aula.
Planejamento de utilização de espaços alternativos para aprender.
Procedimentos operacionais para o funcionamento dos setores da escola.
Foco 4



Democracia responsabilidade social.
Representatividade
Relacionamento com a comunidade.
Função socioambiental da escola.
Organizações e potencializar do  CEC
Eventos com e para a comunidade.
Pesquisas.
Projetos socioambientais.



Foco 5



Posicionamento pedagógico e estratégico.
Construção coletiva do PPP.
Pensar o caráter institucional, político e pedagógico do projeto.

Promover espaços coletivos para a construção do PPP
Atas de reuniões.
Grupos de estudo.

Construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Escolar (MEC)
Planejamento estratégico  (podendo utilizar as planilhas do PDE como forma de diagnosticar a escola).
Plano de metas
Foco 6



Gestão da informação
Memória pedagógica.
Divulgação das melhores práticas.
Portfólio da escola (fotos e fatos)
Indicadores.
Bases curricular SME.
Descritores.
Base de dados.
Cria base de dados contendo desempenhos de alunos, professores e da escola; frequência da equipe; orçamento e gastos; fornecedores etc.

Fluxo de informações.
Fluxo de comunicação interna (atas, quadros de avisos, reuniões).
Fluxo de informação externa para a CRE, o Nível Central e a comunidade.
Ficha branca, freqüência, Bolsa Família, Cartão Família Carioca.

Resultados
Resultados financeiros.
Projetos para eliminar desperdícios.
Projetos de utilização de verbas dos financiamentos existentes.
Financiamento.





PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DOS FOCOS DA GESTÃO
ADERÊNCIA EM SEUS DIFERENTES NÍVEIS
Qualidade da sala de aula e Sucesso Escolar

Inclusão;
Didática: Currículo essencial, Projetos, Metodologia, recursos, Avaliação Formativa,
Apoio Escolar e Reforço escolar.
Aderente

Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Não Aderente
Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Escola que Aprende

Formação Continuada;
Desenvolvimento Cultural;
Liderança com pessoas;
Clima Organizacional;
Uma boa escola para se trabalhar.
Aderente

Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Não Aderente
Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Gestão de Processos e Sistema de Trabalho

Processos mapeados, presença de procedimentos operacionais, estrutura de apoio à sala de aula.
Aderente

Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Não Aderente
Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Representatividade

Relacionamento com a comunidade;
Função socioambiental da Escola.
Aderente

Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Não Aderente
Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Construção Coletiva Projeto PolíticoPedagógico
Construção Coletiva do Plano Estratégico;
Plano de Desenvolvimento Escolar (MEC).
Aderente

Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Não Aderente
Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Memória Pedagógica

Divulgação das melhores práticas;
Base de dados com registros de projetos e diferentes resultados;
Fluxo de informações.
Aderente

Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Não Aderente
Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Resultados Financeiros
Orçamentos escritos;
Registros de gastos;
Transparência das informações.
Aderente

Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Não Aderente
Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )



Que conceitos de Gestão Educacional Pública você pode construir a partir das reflexões anteriores?

Que conceitos de Gestão Educacional Pública você pode construir a partir das reflexões anteriores?
1)    A jovem respondeu que “administrar é liderar”. Você concorda com essa afirmação?
2)    O jovem acrescentou aspectos pragmáticos e comportamentais na definição de administração ou gestão. Busque suas próprias definições para cada elemento da administração, aplicando-os à realidade da gestão das escolas de hoje no Sistema Público Municipal de Ensino no Rio de Janeiro.
  

3)    Como gestor ou gestora de uma unidade escolar da rede pública municipal do Rio de Janeiro, o que significa para você “assinar embaixo”?

4)    Escreva a sua definição sobre gestão educacional aplicada às escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, incluindo o aspecto da PARTICIPAÇÃO.
 O que significa?
      Planejamento
Ações corretivas - 
      Organização e desenvolvimento - 
      Controle ou monitoramento -






quarta-feira, julho 27, 2011

MOACIR GADOTTI - ALGUMAS CATEGORIAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO DO FUTURO

MOACIR GADOTTI - ALGUMAS CATEGORIAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO DO FUTURO




Apresentar concepções em educação que apontam para o paradigma emergente.






Convite especial para Educopédia


Caros alunos, familiares, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, coordenadores de CREs,
Este é um convite especial para que vocês conheçam mais uma grande novidade da nossa plataforma de aulas digitais. Peço que leiam com atenção o informativo enviado em anexo. O download do documento também pode ser feito AQUI