quinta-feira, julho 21, 2011

EPCAR 2011 - 2012 PASSÍVEL DE ANULAÇÃO - Arnaldo Jabor: Quero voltar a confiar!


EPCAR 2011 - 2012 PASSÍVEL DE ANULAÇÃO


Arnaldo Jabor: Quero voltar a confiar! 

Quero voltar a confiar!
Fui criado com princípios morais comuns: Quando eu era pequeno, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto. Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores ou autoridades… Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro, ou da cidade… Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror… Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo o que meus netos um dia enfrentarão. 
Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos. Direitos humanos para criminosos, deveres ilimitados para cidadãos honestos. Não levar vantagem em tudo significa ser idiota. Pagar dívidas em dia é ser tonto… Anistia para corruptos e sonegadores… O que aconteceu conosco? Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas janelas e portas. Que valores são esses? Automóveis que valem mais que abraços, filhas querendo uma cirurgia como presente por passar de ano. Celulares nas mochilas de crianças. O que vais querer em troca de um abraço? A diversão vale mais que um diploma. Uma tela gigante vale mais que uma boa conversa. Mais vale uma maquiagem que um sorvete. Mais vale parecer do que ser… Quando foi que tudo desapareceu ou se tornou ridículo? 
Quero arrancar as grades da minha janela para poder tocar as flores! Quero me sentar na varanda e dormir com a porta aberta nas noites de verão! Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a vergonha na cara e a solidariedade. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olhar olho-no-olho. Quero a esperança, a alegria, a confiança! Quero calar a boca de quem diz: “temos que estar ao nível de…”, ao falar de uma pessoa. Abaixo o “TER”, viva o “SER”. E viva o retorno da verdadeira vida, simples como a chuva, limpa como um céu de primavera, leve como a brisa da manhã! 
E definitivamente bela, como cada amanhecer. Quero ter de volta o meu mundo simples e comum. Onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases. Vamos voltar a ser “gente”. Construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe?... Precisamos tentar…
PARTE RETIRADA PELA BANCA - Quem sabe comecemos a caminhar transmitindo essa mensagem… Nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão!
Arnaldo Jabor http://www.pensador.uol.com.br/textos_de_arnaldo..jabor/2/ Data de acesso: 30/04/2011
QUESTÃO:
28. Da leitura do texto, só NÃO é correto afirmar que
a) a função emotiva prevalece embora esteja também em evidência a função fática da linguagem.
b) os filhos apresentam como características marcantes a vaidade, o consumismo e o imediatismo.
c) o locutor perdeu a confiança na humanidade que parece a seus olhos como sem caráter e sem humanidade.
d) a linguagem utilizada pelos jovens é também indício de desrespeito aos mais velhos.

A PARTE EM NEGRITO FOI OMITIDA DO TEXTO, O QUE ALTERA O SENTIDO DO TEXTO
SEM ELA A OPÇÃO  B É INCORRETA JÁ QUE EM NENHUMA DAS PARTES DO TEXTO DA PROVA MENCIONA SOBRE OS FILHOS.

COLOQUEM COMENTÁRIOS SE CONCORDAM - QUANTO MAIS RECURSOS MAIS CHANCES TEREMOS DE ANULAR.

EPCAR 2012 - Questão 40 ANULADA


EPCAr 2012 HOJE - GABARITO VERSÃO B PORTUGUÊS QUESTÃO-40- ANULADA?

40. Observe os aspectos de ortografia e acentuação nos enunciados abaixo.
I. A opnião dos autores de ambos os textos é pessimista em ecesso no que diz respeito
aos dicentes em geral.
II. A partir do momento em que permitimos aos jovens que nos tratem de forma
desrespeitosa, estamos insentivando a irresponsabilidade e até mesmo o crime.
III. Derrepente, a sociedade se vê diante de uma inversão de valores dificil de ser
superada.
IV. A análize cuidadosa do que acontece dentro das escolas leva-nos à óbvia conclusão de
que algo precisa mudar urgentemente.
V. Concerteza a famflia possue uma enorme parcela de culpa na falta de preparo e na
infantilização dos jovens de hoje.
Assinale a alternativa correta.
a) Há apenas 2 (dois) vocábulos grafados incorretamente em cada um dos itens I e 11.
b) Há apenas um (1) vocábulo grafado incorretamente no item 111.
c) Não há vocábulos grafados incorretamente no item IV.
d) Há apenas três (3) vocábulos grafados incorretamente nos itens I e V.
Solução:
No item I, estão incorretos os vocábulos "opinião", "excesso" e "discentes" (escritos:
"opnião, ecesso e dicentes). No item V, estão incorretos os vocábulos "Com certeza",
"família" e "possui" (escritos: Concerteza, familia e possue).
Opção: D
O GABARITO OFICIAL COLOCOU A QUESTÃO 40 B - VAMOS ENTRAR COM RECURSO POIS A QESTÃO
B) Há apenas três (3) vocábulos grafados incorretamente nos itens I e V. ESTA ERRADO POIS POSSUI APENAS SEIS (6) VOCÁBULOS - 3 NA I -"opinião", "excesso" e "discentes" E 3 NA V. "Com certeza", "família" e "possui" 3+3=6
NA ALTERNATIVA (A) ESPECIFICA "EM CADA UM DOS ITENS".
CONCORDA?

terça-feira, julho 19, 2011

Projeto Pipoca – Breve abordagem na recuperação

02/08/2011
Avaliação dos alunos de recuperação.
Nota 8 na média para um e 6 na média para  o outro.
Questões retiradas da Educopedia - a plataforma de aulas digitais produzida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com 

o Oi Futuro.


Culminância do Projeto Pipoca - Ida ao cinema


Filme: Harry Potter
trailer do filme - clique aqui

fotos:




Dia 22/07/2011

Objetivos
[...]

Incentivar a participação dos alunos na construção do conhecimento por meio de jogos e brincadeiras;
Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções;
[...]
Conteúdos Programados

Conteúdos programados para o 4º Ano
2º Bimestre Recuperação
[...]
Reconhecimento de números no contexto diário;
Formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica.
Leitura, escrita, comparação e ordenação de números familiares ou freqüentes;
Observação de critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, estar entre) e de regras usadas em seriações (mais 1, mais 2, dobro, metade);
Leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal (base, valor posicional);
Utilização de sinais convencionais (+, -, x, :, =) na escrita das operações;
[...]
Metodologia

Partir da realidade do aluno, abordando situações vivenciadas em seu cotidiano, remeter a fatos em que  a pipoca fez parte da sua vida.
Ter sempre presente a importância de valorizar as estratégias dos educando e suas tentativas de acertar.
Oportunizar ao aluno momentos para verbalizar seus raciocínios, analisando, explicando, discutindo, confrontando processos e resultados.
Conhecer o jogo e suas possibilidades pedagógicas, explorando-os de forma significativa e interessante. Exemplos: bingo, dado, gol, etc.

Trabalhar com colagem de pipocas utilizando-as para compreender gráficos, tabelas, arredondamento de números e a matemática financeira.
[...]
Avaliação
[...]
Atividades de desafio.

Assiduidade e pontualidade.
Interação, participação e interesse.
Hábitos e atitudes dos alunos em relação a si mesmo e com os demais membros do contexto escolar.
Autoavaliação [...]
Conclusão
[...]
Trabalhar com pipoca durante a semana de recuperação faz com que o aluno tenha prazer nas atividades, desperte o interesse pela aula, pela escola, pela professora, etc.
O aluno de forma lúdica vai construindo seu conhecimento, seu raciocínio lógico, sua criatividade, etc.
[...]


Aula dada em 19/07/2011




Aula dada em 20/07/2011






Aula dada em 21/07/2011

Projeto LP – Breve abordagem na recuperação

Objetivos 
[...]
Ver a LP como uma área do conhecimento que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e do desenvolvimento da capacidade de resolver problemas.
Desenvolver habilidades e estratégias de leitura: índices de previsibilidade; explicitação de conteúdo implícito; comparação; inferência; análise; relações de causa e conseqüência, de temporalidade e espacialidade; transferência; síntese; generalização, relação entre forma e conteúdo. [...]
Conteúdos programados para o 4º Ano

2º Bimestre Recuperação
Textos narrativos, textos informativos, notícias, textos verbais, não-verbais e de linguagem mista, cartum, anúncio publicitário, bulas de remédio, embalagem, poema, tirinha, história em quadrinhos, textos literários e demais constante nos descritores.
Metodologia
[...]

Conhecer o jogo e suas possibilidades pedagógicas, explorando-os de forma significativa e interessante. Exemplos:
Bingos, cruzadinhas, Outdoor, cartas, fábulas de Esopo, Histórias em quadrinho, folclore, piadas, etc.
[...]

Avaliação
A avaliação oferece aos estudantes informações sobre o desenvolvimento de capacidades que são socialmente exigidas, auxiliarem os professores na identificação dos objetivos que foram atingidos e fornecer aos professores dados de como está ocorrendo a aprendizagem,
A avaliação deverá valorizar o avanço do aluno e procura a observação individual do aluno para análise dos erros.

O pequeno grão de amido gelatinizado não
estoura, porém se expande em pequenas bolhas
gelatinosas. As bolhas próximas se fundem e solidificam
formando uma malha tridimensional, parecida
com uma pia cheia de espuma de sabão.
Esta é a parte branca e fofa que comemos.
(Barbano, M.T.; Sawazaki, E.; Brumini, O.; Gallo, P.B & Paulo)

Início em 19/07/2001

Blog da turma é comentado no Rioeduca.net


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domingo, julho 17, 2011

Prêmio Professores do Brasil

    O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras. 
Para fazer sua inscrição clique aqui.
Para ver o regulamento clique aqui.