quinta-feira, abril 14, 2011

PROVA 1 BIMESTRE DE CIÊNCIAS

ESCOLA MUNICIPAL FREI GASPAR
PROFESSORA: ELEN
TURMA: 1401 -  2˚ TURNO
ALUNO(A):
 
 




PB DE CIÊNCIAS
A T E N Ç Ã O
Preencha o cabeçalho de todas as páginas de sua prova.
Não utilize corretor líquido e máquina de calcular.
Evite pedir material emprestado durante a prova.
Evite falar ou fazer barulho durante a prova, pois poderá atrapalhar seus amigos.
.     Marque com atenção o cartão resposta.

Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder as questões. Não se esqueça de revê-las, antes de entregá-la.


 (10 pontos / 1 cada)
Leia a música abaixo e reflita sobre a importância da água.

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra , planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra ,planeta água

Música: Terra-Planeta Água, autor Guilherme Arantes




 Agora responda:
1-      A água aparece na natureza em três estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso.
A letra da música “Terra – planeta água” faz uma demonstração da água em que estado?
a)     sólido
b)     líquido
c)     gasoso
d)     nenhuma das respostas


2-     A música retrata basicamente o ciclo da água na natureza. Você observou isso? Então
numere corretamente como isso ocorre:
(  ) A chuva cai.
(  ) O calor do Sol faz a água evaporar.
(  ) A água volta ao solo.
(  ) Formam-se as nuvens.

Marque a resposta correta:
a)     1-3-2-4
b)     1 -4-3-2
c)     3-1-4-2
d)     3-2-1-4

Veja a pirâmide alimentar:
      A Pirâmide é um Guia Alimentar usado mundialmente para ilustrar a alimentação saudável e as porções que cada grupo de alimentos deve ser ingerido por dia.




Responda:

3-     Um cardápio balanceado deve conter, diariamente:

a)     Carboidratos, lipídeos e proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras. 
b)     Somente fibras.
c)     Açúcar, gordura e sais minerais.
d)     Vitaminas em grande quantidade.

4-     Para termos uma alimentação saudável devemos comer:

a)     Pães com muita manteiga, leite, carne e nenhuma fruta.
b)     Arroz, feijão, batata frita e bife todos os dias.
c)     Cereais, frutas, hortaliças, legumes e carnes
d)     Leite, queijos e muito macarrão

5-     De acordo com a pirâmide podemos afirmar que:
a)      Legumes e verduras são ricos em vitaminas e gorduras. 
b)       Leite e derivados - são os maiores fornecedores de cálcio.
c)       Os lipídeos (óleos e gorduras) são a base da pirâmide.
d)      A base da pirâmide é composta por alimentos ricos em carboidratos. 

 A tabela com informações nutricionais, obrigatória por lei, deve indicar os valores de alguns nutrientes, como os carboidratos, as proteínas, as gorduras totais, saturadas e trans, além do teor de fibras, sódio e energia.


6-     Podemos afirmar que esta tabela serve para:

a)     Verificar a validade do produto
b)     Saber se estamos consumindo alimento saudável e na quantidade necessária.
c)     Fazermos coleção de etiquetas.
d)     Verificar o valor que gasto para comprar o produto.








7-     E correto afirmar que:

a)     É por meio do rótulo da embalagem que o consumidor terá acesso às informações nutricionais e aos parâmetros indicativos de qualidade e segurança no consumo dos mesmos.
b)     A busca pela qualidade de vida e a diversidade de alimentos existentes no mercado NÂO têm tornado o consumidor cada vez mais exigente e preocupado com a questão da segurança alimentar. 
c)     O uso das informações nutricionais não é obrigatório nos rótulos dos alimentos e bebidas embaladas e não estão regulamentadas no Brasil.
d)     Os rótulos de nada servem para as crianças brasileiras.

Hambúrguer saudável
INGREGIENTES
O cottage é uma variedade de queijo. É uma coalhada de queijo (queijo tipo fresco) com sabor suave
 
500 g de patinho moído(s)
quanto baste de sal
quanto baste de noz-moscada
quanto baste de salsinha picada(s)
quanto baste de 
alho picado(s)
10 fatia(s) de pão preto
200 g de cottage
1 unidade(s) de cenoura ralada(s)
1/2 colher(es) (chá) de mostarda
quanto baste de alface crespa picada(s)
quanto baste de tomate em fatias

MODO DE FAZER
Misture o cottage, a cenoura, sal e mostarda. Misture bem.
Em um recipiente coloque a carne moída, sal, noz-moscada, alho e salsinha. Misture bem e modele os hambúrgueres.
Em uma frigideira quente, leve para grelhar os hambúrgueres.
Toste os pães um pouco.
Monte o sanduíche: uma fatia de pão, o cottage com cenoura, depois a alface, o tomate e por último o hambúrguer.

8-     O que mostra que o hambúrguer é saudável:
a)     O sal em grande quantidade.
b)     Os legumes e verduras nos ingredientes.
c)     Colocar em uma frigideira com bastante óleo.
d)     O alho ser picado.

9-     Possui vitamina B:

a)     Banana e maçã
b)     Laranja
c)     Ovo
d)     Alface

10- Para termos uma alimentação saudável, equilibrada, natural e de baixas calorias devemos comer diariamente:
a)     10 brigadeiros, 5 paçocas, refrigerantes e bolos.
b)     Maçã, leite, pão, carnes, verduras, água e sucos.
c)     Refrigerantes, pães, sorvetes e ovos.
d)     Hambúrguer, batata frita com refrigerante e de sobremesa sorvete.

                                  Boa prova!