ESCOLA MUNICIPAL FREI GASPAR
PROFESSORA: ELEN
TURMA: 1401 - 2˚ TURNO
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PB DE CIÊNCIAS
A T E N Ç Ã O
Preencha o cabeçalho de todas as páginas de sua prova.
Não utilize corretor líquido e máquina de calcular.
Evite pedir material emprestado durante a prova.
Evite falar ou fazer barulho durante a prova, pois poderá atrapalhar seus amigos.
. Marque com atenção o cartão resposta.
Faça a prova com calma, pensando bem antes de responder as questões. Não se esqueça de revê-las, antes de entregá-la.
(10 pontos / 1 cada)
Leia a música abaixo e reflita sobre a importância da água.
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra , planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra ,planeta água
Música: Terra-Planeta Água, autor Guilherme Arantes
Agora responda:
1- A água aparece na natureza em três estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso.
A letra da música “Terra – planeta água” faz uma demonstração da água em que estado?
a) sólido
b) líquido
c) gasoso
d) nenhuma das respostas
2- A música retrata basicamente o ciclo da água na natureza. Você observou isso? Então
numere corretamente como isso ocorre:
( ) A chuva cai.
( ) O calor do Sol faz a água evaporar.
( ) A água volta ao solo.
( ) Formam-se as nuvens.
Marque a resposta correta:
a) 1-3-2-4
b) 1 -4-3-2
c) 3-1-4-2
d) 3-2-1-4
Veja a pirâmide alimentar:
A Pirâmide é um Guia Alimentar usado mundialmente para ilustrar a alimentação saudável e as porções que cada grupo de alimentos deve ser ingerido por dia.
Responda:
3- Um cardápio balanceado deve conter, diariamente:
a) Carboidratos, lipídeos e proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras.
b) Somente fibras.
c) Açúcar, gordura e sais minerais.
d) Vitaminas em grande quantidade.
4- Para termos uma alimentação saudável devemos comer:
a) Pães com muita manteiga, leite, carne e nenhuma fruta.
b) Arroz, feijão, batata frita e bife todos os dias.
c) Cereais, frutas, hortaliças, legumes e carnes
d) Leite, queijos e muito macarrão
5- De acordo com a pirâmide podemos afirmar que:
a) Legumes e verduras são ricos em vitaminas e gorduras.
b) Leite e derivados - são os maiores fornecedores de cálcio.
c) Os lipídeos (óleos e gorduras) são a base da pirâmide.
d) A base da pirâmide é composta por alimentos ricos em carboidratos.
A tabela com informações nutricionais, obrigatória por lei, deve indicar os valores de alguns nutrientes, como os carboidratos, as proteínas, as gorduras totais, saturadas e trans, além do teor de fibras, sódio e energia.
6- Podemos afirmar que esta tabela serve para:
a) Verificar a validade do produto
b) Saber se estamos consumindo alimento saudável e na quantidade necessária.
c) Fazermos coleção de etiquetas.
d) Verificar o valor que gasto para comprar o produto.
7- E correto afirmar que:
a) É por meio do rótulo da embalagem que o consumidor terá acesso às informações nutricionais e aos parâmetros indicativos de qualidade e segurança no consumo dos mesmos.
b) A busca pela qualidade de vida e a diversidade de alimentos existentes no mercado NÂO têm tornado o consumidor cada vez mais exigente e preocupado com a questão da segurança alimentar.
c) O uso das informações nutricionais não é obrigatório nos rótulos dos alimentos e bebidas embaladas e não estão regulamentadas no Brasil.
d) Os rótulos de nada servem para as crianças brasileiras.
Hambúrguer saudável
INGREGIENTES
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quanto baste de sal
quanto baste de noz-moscada
quanto baste de salsinha picada(s)
quanto baste de alho picado(s)
10 fatia(s) de pão preto
200 g de cottage
1 unidade(s) de cenoura ralada(s)
1/2 colher(es) (chá) de mostarda
quanto baste de alface crespa picada(s)
quanto baste de tomate em fatias
MODO DE FAZER
Misture o cottage, a cenoura, sal e mostarda. Misture bem. Em um recipiente coloque a carne moída, sal, noz-moscada, alho e salsinha. Misture bem e modele os hambúrgueres. Em uma frigideira quente, leve para grelhar os hambúrgueres. Toste os pães um pouco. Monte o sanduíche: uma fatia de pão, o cottage com cenoura, depois a alface, o tomate e por último o hambúrguer. |
8- O que mostra que o hambúrguer é saudável:
a) O sal em grande quantidade.
b) Os legumes e verduras nos ingredientes.
c) Colocar em uma frigideira com bastante óleo.
d) O alho ser picado.
9- Possui vitamina B:
a) Banana e maçã
b) Laranja
c) Ovo
d) Alface
10- Para termos uma alimentação saudável, equilibrada, natural e de baixas calorias devemos comer diariamente:
a) 10 brigadeiros, 5 paçocas, refrigerantes e bolos.
b) Maçã, leite, pão, carnes, verduras, água e sucos.
c) Refrigerantes, pães, sorvetes e ovos.
d) Hambúrguer, batata frita com refrigerante e de sobremesa sorvete.
Boa prova!