sábado, julho 02, 2011

CADERNO DO ALUNO 3 BIMESTRE DE 2011 MATEMÁTICA

CHIQUE AQUI PARA ACESSAR O MATRIAL

CADERNO DO ALUNO 3 BIMESTRE DE 2011 LP

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MATERIAL

CADERNO DO ALUNO 3 BIMESTRE DE 2011

CLIQUE AQUI

sexta-feira, julho 01, 2011

DESCRITORES 4º ANO CIÊNCIAS 2011

DESCRITORES 4º ANO
Compreender o processo de fecundação em diferentes tipos de seres vivos (fecundação
externa/ fecundação interna).
Reconhecer as diferentes fases da vida do indivíduo, da infância à maturidade.
Identificar a importância das células sexuais para a transmissão das características
hereditárias (transmitidas de pais para filhos).
Identificar a presença de características físicas transmitidas de pais para filhos.
Identificar as diferenças entre as células sexuais femininas e as células sexuais
masculinas do ser humano.
Compreender a importância de cuidar de si mesmo, da comunidade e do planeta para o
bem estar socioambiental.
Identificar a reprodução dos seres vivos como fator decisivo à manutenção das espécies
(àquele “tipo” de animal ou planta).
Reconhecer as diferentes estratégias de proteção no desenvolvimento das várias formas
de vida (quantidade e tipos de ovos).
Reconhecer a gestação nos mamíferos como uma forma de desenvolvimento do embrião.

DESCRITORES 4º ANO PORTUGUÊS 2011

DESCRITORES 4º ANO
 Identificar o tema de um texto.
 Localizar informações explícitas em um texto.
 Identificar efeitos de humor ou ironia.
 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos,
foto etc.)
 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um
texto.
 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
 Inferir uma informação implícita em um texto.
 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
 Inferir sentido de uma palavra ou expressão.
 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos que constroem a
narrativa.
 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por advérbio.
 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos
que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e
daquelas em que será recebido

DESCRITORES 4º ANO MATEMÁTICA 2011

DESCRITORES 4º ANO 
• Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo (ano e década). 
• Resolver problemas significativos, utilizando unidades de medida padronizadas: 
metro / quilo / litro. 
• Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais. 
• Identificar a localização/ movimentação de objeto  em mapas, croquis e outras 
representações gráficas. 
• Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. 
• Desenvolver o cálculo de expressões numéricas variadas a partir de situações 
concretas. 
• Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes 
significados. 
• Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da 
multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, 
configuração retangular e combinatória. 
• Estabelecer relações entre horário de início e término e/ ou o intervalo da duração 
de um evento ou acontecimento. 
• Ler e interpretar informações e dados apresentados em gráficos.  

quarta-feira, junho 29, 2011

ORGULHO CARIOCA - EDMILSON

AGRADECIMENTO ESPECIAL -PROFESSORA MIRIAM 

A professora de Matemática,
com suas contas complicadas,
falando em equações,
no Teorema de Pitágoras.

Pela paciência que teve com o Aluno Edmilson que hoje é grato pelas dicas que foram fundamentais para que ele alcançasse seu objetivo.
14 lugar na EPCAr - APTO
Aprovado no COLÉGIO NAVAL 
(convocado para 2 fase)




ALUNO EDMILSON 
ALUNO DA TURMA 1901
ESCOLA MUNICIPAL FREI GASPAR
FILHO DA PROFESSORA ELEN
MEDALHA DE PRATA NA OBMEP 2010
ORGULHO CARIOCA


O aluno Edmilson estudou a maior parte em escola pública.
Aluno no IE da Professora Mirian no CIEP Bento Rubião que foi a base.
A alfabetização na E.M. Estácio de Sá, professora Solange.
Terminou o ensino fundamental na Escola Municipal Frei Gaspar.
Hoje agradece a todos os seus professores, pois foram fundamentais para o seu sucesso.














O Prêmio Mérito Escolar tem por objetivo incentivar e reconhecer o esforço dos alunos que obtiveram as melhores notas em suas escolas

30/06/2011  » Autor: Joana Martins

A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, entregou na tarde desta quarta-feira (dia 29), no Centro Carioca de Música, na Tijuca, o Prêmio Mérito Escolar, que tem por finalidade incentivar e reconhecer o bom desempenho dos alunos da rede municipal. Ao todo foram premiados 23 alunos que concluíram o Ensino Fundamental em 2010 e outros 15 alunos que se formaram em 2009, tendo suas notas entre nove e dez e conceito MB (muito bom) em todas as disciplinas ao longo do segundo seguimento – do 6º ao 9º ano. Os estudantes receberam um troféu do Prêmio Mérito Escolar e um computador pessoal, do tipo netbook.

Também foram premiados na cerimônia os 20 estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática de 2010, que é direcionada para os alunos que tem entre 10 e 17 anos da rede pública e aluna Danielly Cristine Justino da Silva, vencedora da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2010, voltada aos alunos do 5° ao 9° Anos da rede municipal.

Após a entrega dos prêmios, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, ressaltou a importância do evento para valorizar o esforço dos alunos. Segundo ela, a premiação incentiva os jovens a alcançarem seus sonhos.

— Quero parabenizar todos os alunos e principalmente os pais aqui presentes, que são os principais responsáveis por isso. Os alunos premiados são fruto de muito trabalho e empenho das escolas e professores. Com certeza a cidade se orgulha de ter jovens como vocês — afirmou a secretária.

Durante a cerimônia, o aluno Gustavo Barreto, de 16 anos, que estudou na Escola Municipal Rodrigo Otávio Filho, em Irajá, fez um pequeno discurso de agradecimento representando os demais premiados. Em sua fala o jovem agradeceu o reconhecimento da Secretaria Municipal de Educação.

— Agradeço aos pais porque a educação vem de casa e eles são a base de tudo. Agradeço aos professores por nos ensinarem com carinho, e aos funcionários das escolas, que se torna nossa segunda família. Agradeço ainda à prefeitura pelo reconhecimento do nosso esforço e a premiação do nosso mérito — disse o aluno.

A cerimônia do Prêmio do Mérito Escolar também teve a apresentação dos alunos do Núcleo de Arte Nise da Silveira, do Engenho de Dentro, que dançou hip-hop com seu grupo juvenil e infantil.
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/sme