CHIQUE AQUI PARA ACESSAR O MATRIAL
sábado, julho 02, 2011
sexta-feira, julho 01, 2011
DESCRITORES 4º ANO CIÊNCIAS 2011
DESCRITORES 4º ANO
Compreender o processo de fecundação em diferentes tipos de seres vivos (fecundação
externa/ fecundação interna).
Reconhecer as diferentes fases da vida do indivíduo, da infância à maturidade.
Identificar a importância das células sexuais para a transmissão das características
hereditárias (transmitidas de pais para filhos).
Identificar a presença de características físicas transmitidas de pais para filhos.
Identificar as diferenças entre as células sexuais femininas e as células sexuais
masculinas do ser humano.
Compreender a importância de cuidar de si mesmo, da comunidade e do planeta para o
bem estar socioambiental.
Identificar a reprodução dos seres vivos como fator decisivo à manutenção das espécies
(àquele “tipo” de animal ou planta).
Reconhecer as diferentes estratégias de proteção no desenvolvimento das várias formas
de vida (quantidade e tipos de ovos).
Reconhecer a gestação nos mamíferos como uma forma de desenvolvimento do embrião.
Compreender o processo de fecundação em diferentes tipos de seres vivos (fecundação
externa/ fecundação interna).
Reconhecer as diferentes fases da vida do indivíduo, da infância à maturidade.
Identificar a importância das células sexuais para a transmissão das características
hereditárias (transmitidas de pais para filhos).
Identificar a presença de características físicas transmitidas de pais para filhos.
Identificar as diferenças entre as células sexuais femininas e as células sexuais
masculinas do ser humano.
Compreender a importância de cuidar de si mesmo, da comunidade e do planeta para o
bem estar socioambiental.
Identificar a reprodução dos seres vivos como fator decisivo à manutenção das espécies
(àquele “tipo” de animal ou planta).
Reconhecer as diferentes estratégias de proteção no desenvolvimento das várias formas
de vida (quantidade e tipos de ovos).
Reconhecer a gestação nos mamíferos como uma forma de desenvolvimento do embrião.
DESCRITORES 4º ANO PORTUGUÊS 2011
DESCRITORES 4º ANO
Identificar o tema de um texto.
Localizar informações explícitas em um texto.
Identificar efeitos de humor ou ironia.
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos,
foto etc.)
Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um
texto.
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Inferir uma informação implícita em um texto.
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Inferir sentido de uma palavra ou expressão.
Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos que constroem a
narrativa.
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por advérbio.
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos
que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e
daquelas em que será recebido
DESCRITORES 4º ANO MATEMÁTICA 2011
DESCRITORES 4º ANO
• Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo (ano e década).
• Resolver problemas significativos, utilizando unidades de medida padronizadas:
metro / quilo / litro.
• Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais.
• Identificar a localização/ movimentação de objeto em mapas, croquis e outras
representações gráficas.
• Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
• Desenvolver o cálculo de expressões numéricas variadas a partir de situações
concretas.
• Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes
significados.
• Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da
multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade,
configuração retangular e combinatória.
• Estabelecer relações entre horário de início e término e/ ou o intervalo da duração
de um evento ou acontecimento.
• Ler e interpretar informações e dados apresentados em gráficos.
quarta-feira, junho 29, 2011
ORGULHO CARIOCA - EDMILSON
AGRADECIMENTO ESPECIAL -PROFESSORA MIRIAM
A professora de Matemática,
com suas contas complicadas,
falando em equações,
no Teorema de Pitágoras.
A professora de Matemática,
com suas contas complicadas,
falando em equações,
no Teorema de Pitágoras.
14 lugar na EPCAr - APTO
Aprovado no COLÉGIO NAVAL
(convocado para 2 fase)
ALUNO EDMILSON
ALUNO DA TURMA 1901
ESCOLA MUNICIPAL FREI GASPAR
FILHO DA PROFESSORA ELEN
MEDALHA DE PRATA NA OBMEP 2010
ORGULHO CARIOCA
O aluno Edmilson estudou a maior parte em escola pública.
Aluno no IE da Professora Mirian no CIEP Bento Rubião que foi a base.
A alfabetização na E.M. Estácio de Sá, professora Solange.
Terminou o ensino fundamental na Escola Municipal Frei Gaspar.
Hoje agradece a todos os seus professores, pois foram fundamentais para o seu sucesso.
O Prêmio Mérito Escolar tem por objetivo incentivar e reconhecer o esforço dos alunos que obtiveram as melhores notas em suas escolas
30/06/2011 » Autor: Joana Martins
A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, entregou na tarde desta quarta-feira (dia 29), no Centro Carioca de Música, na Tijuca, o Prêmio Mérito Escolar, que tem por finalidade incentivar e reconhecer o bom desempenho dos alunos da rede municipal. Ao todo foram premiados 23 alunos que concluíram o Ensino Fundamental em 2010 e outros 15 alunos que se formaram em 2009, tendo suas notas entre nove e dez e conceito MB (muito bom) em todas as disciplinas ao longo do segundo seguimento – do 6º ao 9º ano. Os estudantes receberam um troféu do Prêmio Mérito Escolar e um computador pessoal, do tipo netbook.
Também foram premiados na cerimônia os 20 estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática de 2010, que é direcionada para os alunos que tem entre 10 e 17 anos da rede pública e aluna Danielly Cristine Justino da Silva, vencedora da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2010, voltada aos alunos do 5° ao 9° Anos da rede municipal.
Após a entrega dos prêmios, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, ressaltou a importância do evento para valorizar o esforço dos alunos. Segundo ela, a premiação incentiva os jovens a alcançarem seus sonhos.
— Quero parabenizar todos os alunos e principalmente os pais aqui presentes, que são os principais responsáveis por isso. Os alunos premiados são fruto de muito trabalho e empenho das escolas e professores. Com certeza a cidade se orgulha de ter jovens como vocês — afirmou a secretária.
Durante a cerimônia, o aluno Gustavo Barreto, de 16 anos, que estudou na Escola Municipal Rodrigo Otávio Filho, em Irajá, fez um pequeno discurso de agradecimento representando os demais premiados. Em sua fala o jovem agradeceu o reconhecimento da Secretaria Municipal de Educação.
— Agradeço aos pais porque a educação vem de casa e eles são a base de tudo. Agradeço aos professores por nos ensinarem com carinho, e aos funcionários das escolas, que se torna nossa segunda família. Agradeço ainda à prefeitura pelo reconhecimento do nosso esforço e a premiação do nosso mérito — disse o aluno.
A cerimônia do Prêmio do Mérito Escolar também teve a apresentação dos alunos do Núcleo de Arte Nise da Silveira, do Engenho de Dentro, que dançou hip-hop com seu grupo juvenil e infantil.
Também foram premiados na cerimônia os 20 estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática de 2010, que é direcionada para os alunos que tem entre 10 e 17 anos da rede pública e aluna Danielly Cristine Justino da Silva, vencedora da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2010, voltada aos alunos do 5° ao 9° Anos da rede municipal.
Após a entrega dos prêmios, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, ressaltou a importância do evento para valorizar o esforço dos alunos. Segundo ela, a premiação incentiva os jovens a alcançarem seus sonhos.
— Quero parabenizar todos os alunos e principalmente os pais aqui presentes, que são os principais responsáveis por isso. Os alunos premiados são fruto de muito trabalho e empenho das escolas e professores. Com certeza a cidade se orgulha de ter jovens como vocês — afirmou a secretária.
Durante a cerimônia, o aluno Gustavo Barreto, de 16 anos, que estudou na Escola Municipal Rodrigo Otávio Filho, em Irajá, fez um pequeno discurso de agradecimento representando os demais premiados. Em sua fala o jovem agradeceu o reconhecimento da Secretaria Municipal de Educação.
— Agradeço aos pais porque a educação vem de casa e eles são a base de tudo. Agradeço aos professores por nos ensinarem com carinho, e aos funcionários das escolas, que se torna nossa segunda família. Agradeço ainda à prefeitura pelo reconhecimento do nosso esforço e a premiação do nosso mérito — disse o aluno.
A cerimônia do Prêmio do Mérito Escolar também teve a apresentação dos alunos do Núcleo de Arte Nise da Silveira, do Engenho de Dentro, que dançou hip-hop com seu grupo juvenil e infantil.
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/sme
segunda-feira, junho 27, 2011
Assinar:
Postagens (Atom)