Escola Municipal Frei Gaspar
Planejamento 2011
1˚Semestre
1˚ BIMESTRE |
PORTUGUÊS |
OBJETIVOS GERAIS |
Conhecer o universo do texto que circulam socialmente, saber produzi-los com coerência e interpretá-los. |
Valorizar a leitura como fonte de informação e saber refletir sobre as diversas |
modalidades de leitura e procedimentos que elas requerem do leitor. Ler para se |
divertir, escrever, estudar, descobrir o que deve ser feito. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
· Interesse, iniciativa e autonomia para ler, especialmente textos literários e informativos. |
· Trabalhamos com textos diversos: Esopo, informativo, descritivo, narrativo e poético. |
· Produção de textos: REDAÇÃO (seqüência lógica), completar textos com |
palavras adequadas, texto coletivo: |
· Exploração de livros infantis principalmente Esopo |
· Trabalhar ortografia e gramática de forma lúdica com ajuda dos textos. |
MATEMÁTICA: |
OBJETIVOS GERAIS |
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e |
transformar o mundo a sua volta e perceber o caráter do jogo característico da |
Matemática, estimulando a ter interesse e curiosidade, o espírito de investigação e |
desenvolvimento da capacidade para resolver problemas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
· Ampliar o significado de número natural pelo seu uso em situação problema e |
pelo reconhecimento de relações e regularidade. |
· Problema que envolva contagem, medidas e códigos numéricos. |
· Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipótese sobre ela. |
· Desenvolver procedimento de cálculo mental, escrito, exato, aproximado, pela antecipação e verificação de resultados. |
· Utilizar diferentes registros gráficos-desenhos, esquemas, escritas numéricas, |
com recursos para expressar idéias, ajudar a descobrir formas de resolução e |
comunicar estratégias e resultados. |
· Demonstrar interesse para investigar, explorar e interpretar os conceitos |
matemáticos abordados. |
CIÊNCIAS |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar |
como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza cientifica e |
tecnológica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
· Utilização dos conceitos básicos na interpretação de fenômenos naturais. |
· Reconhece a importância da alimentação para o funcionamento do corpo. |
· Reconhecer as relações do homem com o meio ambiente e com os outros |
seres vivos. |
· Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a |
partir de pesquisas e investigações. |
· Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc. para |
coleta,organização, comunicação, e discussão de fatos e informações. |
· Trabalhar a importância da água e sua utilização. |
HISTÓRIA |
OBJETIVO GERAL |
Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com |
outros tempos e espaços. |
Organizar alguns repertórios históricos e culturais que lhe permitam localizar |
acontecimentos em relação ao tempo. |
Desenvolver a capacidade de atribuir significado a realidade vivida, analisando |
e estabelecendo relações entre espaço e tempo. |
Reconhecer sua identidade e linha do tempo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
· Aprender a pesquisar a historia do seu município. |
· Dar exemplos d como o meio físico influencia no desenvolvimento do |
município. |
· Pesquisar e organizar listas sobre a cidade. |
· Reconhecer e identificar fatos da sua vida na linha do tempo. |
· Reconhecer a sua identidade e sua origem. |
· Trabalhar o carnaval como multicultural. |
· Reconhecer fatos históricos publicado nos jornais. |
GEOGRAFIA |
OBJETIVOS GERAIS |
Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza |
em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em |
suas construções e na produção do território, da paisagem e lugar. |
Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a |
espacialidade dos fenômenos geográficos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
· Desenvolver noções geográficas para compreender a inserção da vivencia |
do aluno no espaço maior (Estado, País, Mundo) |
· Entender as diferenças e semelhanças sociais e espaciais. |
· Reconhecer as relações e diferenças cidade e campo. |
· Reconhecer os relevos, fauna e flora do seu município. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário