terça-feira, julho 19, 2011

Projeto Pipoca – Breve abordagem na recuperação

02/08/2011
Avaliação dos alunos de recuperação.
Nota 8 na média para um e 6 na média para  o outro.
Questões retiradas da Educopedia - a plataforma de aulas digitais produzida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com 

o Oi Futuro.


Culminância do Projeto Pipoca - Ida ao cinema


Filme: Harry Potter
trailer do filme - clique aqui

fotos:




Dia 22/07/2011

Objetivos
[...]

Incentivar a participação dos alunos na construção do conhecimento por meio de jogos e brincadeiras;
Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções;
[...]
Conteúdos Programados

Conteúdos programados para o 4º Ano
2º Bimestre Recuperação
[...]
Reconhecimento de números no contexto diário;
Formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica, pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica.
Leitura, escrita, comparação e ordenação de números familiares ou freqüentes;
Observação de critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, estar entre) e de regras usadas em seriações (mais 1, mais 2, dobro, metade);
Leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal (base, valor posicional);
Utilização de sinais convencionais (+, -, x, :, =) na escrita das operações;
[...]
Metodologia

Partir da realidade do aluno, abordando situações vivenciadas em seu cotidiano, remeter a fatos em que  a pipoca fez parte da sua vida.
Ter sempre presente a importância de valorizar as estratégias dos educando e suas tentativas de acertar.
Oportunizar ao aluno momentos para verbalizar seus raciocínios, analisando, explicando, discutindo, confrontando processos e resultados.
Conhecer o jogo e suas possibilidades pedagógicas, explorando-os de forma significativa e interessante. Exemplos: bingo, dado, gol, etc.

Trabalhar com colagem de pipocas utilizando-as para compreender gráficos, tabelas, arredondamento de números e a matemática financeira.
[...]
Avaliação
[...]
Atividades de desafio.

Assiduidade e pontualidade.
Interação, participação e interesse.
Hábitos e atitudes dos alunos em relação a si mesmo e com os demais membros do contexto escolar.
Autoavaliação [...]
Conclusão
[...]
Trabalhar com pipoca durante a semana de recuperação faz com que o aluno tenha prazer nas atividades, desperte o interesse pela aula, pela escola, pela professora, etc.
O aluno de forma lúdica vai construindo seu conhecimento, seu raciocínio lógico, sua criatividade, etc.
[...]


Aula dada em 19/07/2011




Aula dada em 20/07/2011






Aula dada em 21/07/2011

Um comentário: