terça-feira, agosto 09, 2011

Concurso de Redação Camélia da Liberdade

     Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e o Instituto do Negro Padre Batista (INPB) lançam dia 15 de agosto (segunda-feira), o Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2011 no Estado de São Paulo. O evento ocorrerá durante o Seminário Caminhos para uma Educação Democrática - Lei 10.639/03, no Espaço da Cidadania da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, no Pateo do Colégio, centro da capital paulista, com a presença de diversas autoridades dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

     A redação deverá ser um texto dissertativo sobre o tema: “Luiza Mahin, uma rainha africana no Brasil”.

    Este ano somente no Rio de Janeiro se realizará o concurso em 100 escolas do Ensino    Fundamental do 6° ao 9° ano, em caráter experimental com a rede pública e privada de ensino.
   As unidades escolares que funcionem com o Ensino Fundamental e o Ensino Médio podem participar, separadamente, com redações de alunos dois níveis, remetendo as redações em envelopes separados e identificados pelo nível de ensino.

    Educadores de todo o Estado não devem perder a oportunidade de participar e de inscrever sua escola para a IV Edição do Concurso na capital paulista. Gratuito, o Seminário contará com mesas temáticas onde professores, educadores e autoridades da área educacional discorrerão sobre a homenageada deste ano Luiza Mahin, personagem de lutas pela igualdade como as Revoltas da Sabinada e dos Malês, no Brasil e mãe do poeta Luiz Gama.


    O Seminário e o Concurso de Redação têm por objetivo, capacitar e levar à reflexão sobre ações afirmativas para o cumprimento da Lei Federal 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que determina a inclusão do tema História e Cultura Afro-Brasileira no currículo da rede oficial de ensino básico e médio. Os mesmos têm levado esperança aos jovens da sociedade brasileira, como no caso dos vencedores das edições anteriores.
Leia Mais AQUI.

Fonte: Central Rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário