sábado, junho 18, 2011

PB DE PORTUGUÊS 2 bimestre

ESCOLA MUNICIPAL FREI GASPAR
PROFESSORA: ELEN
TURMA: 1401 -  2˚ TURNO  2˚ BIMESTRE

ALUNO(A):





PB DE PORTUGUÊS
A T E N Ç Ã O
 Preencha o cabeçalho de todas as páginas de sua prova.
 Não utilize corretor líquido e máquina de calcular.
 Evite pedir material emprestado durante a prova.
 Evite falar ou fazer barulho durante a prova, pois poderá atrapalhar seus amigos.



Estudo Errado - Gabriel O Pensador

Eu tô aqui Pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra aceitar, me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando espiando colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!"
Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi
Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde
Ou quem sabe aumentar minha mesada
Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)
Não. De mulher pelada
A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada
E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!)
A rua é perigosa então eu vejo televisão
(Tá lá mais um corpo estendido no chão)
Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação
- Ué não te ensinaram?
- Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes, eu fico pu..
Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio
(Vai pro colégio!!)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:

Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu num raciocino
Não aprendo as causas e conseqüências só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porque" é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda num sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa


O problema é que sem motivação a gente enjoa
O sistema bota um monte de abobrinha no programa
Mas pra aprender a ser um ingonorante (...)
Ah, um ignorante, por mim eu nem saía da minha cama (Ah, deixa eu dormir)
Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
- O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)
Vamos fugir dessa jaula!
"Hoje eu tô feliz" (matou o presidente?)
Não. A aula
Matei a aula porque num dava
Eu não agüentava mais
E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais
Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam
(Esse num é o valor que um aluno merecia!)
Íííh... Sujô (Hein?)
O inspetor!
(Acabou a farra, já pra sala do coordenador!)
Achei que ia ser suspenso mas era só pra conversar
E me disseram que a escola era meu segundo lar
E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente
Faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar pra sempre!
Então eu vou passar de ano
Não tenho outra saída
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida
Discutindo e ensinando os problemas atuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais
Com matérias das quais eles não lembram mais nada
E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada

Refrão

Encarem as crianças com mais seriedade
Pois na escola é onde formamos nossa personalidade
Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância a exploração e a indiferença são sócios
Quem devia lucrar só é prejudicado
Assim cês vão criar uma geração de revoltados
Tá tudo errado e eu já tou de saco cheio
Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio...






Após ouvir o Estudo Errado - Gabriel O Pensador responda:

1- Qual a pergunta inicial?
a) Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)
b) Eu tô aqui Pra quê?
c) Ué não te ensinaram?
d) Vamos fugir dessa jaula!

2- Por que a professora já tá de marcação?
a) Sempre me pega disfarçando espiando colando toda prova dos colegas
 b) Não gosta do aluno
c) Porque ele foi reprovado
d) Porque ela é chata

3- A que jaula se refere?
a) a do zoológico
b) a escola
c) a farmácia
d) a do leão

4- O início da música ocorre em que tempo?
a) passado
b) presente
c) futuro
d) nenhuma das respostas

5- Os seus pais só querem que?
a) fique dormindo
b) estude
c) cole
d) divirta-se

6- O que significa a palavra cês da frase “Assim cês vão criar uma geração de revoltados”?

a) nós
b) vocês
c) alunos
d) todos 
Peter Pan

Todas as crianças crescem. Peter Pan não.
Ele mora na Terra do Nunca e junto com a fada Sininho foi visitar seus amigos:
  Wendy, João e Miguel.
E Naná.
 Peter levou-os para conhecer a Terra do Nunca.
 Com a mágica de Sininho eles saíram voando.
 Avistaram o barco pirata, a aldeia dos índios e a morada dos meninos perdidos.
 O Capitão Gancho viu Peter Pan e seus amigos voando e resolveu atacá-los.
 Peter Pan salvou Wendy antes que ela caísse no chão.
Os meninos perdidos moravam dentro de uma árvore oca.
 Wendy contou lindas histórias.
 Ela gostou muito dos meninos.
Um dia o Capitão Gancho raptou a Princesa dos índios.

 Mas Peter Pan apareceu para libertá-la.
O Capitão Gancho fugiu e o crocodilo Tic-Tac quase o engoliu.
 Mas ele escapou.
 Mas o Capitão Gancho não desistiu. Desta vez capturou os meninos perdidos.
Levou-os para o barco pirata, de lá eles seriam jogados no mar.
Mas Peter Pan veio salvou seus amigos. Lutou com Gancho e o derrubou.
De volta ao lar, Wendy pediu que Peter Pan ficasse com eles.
Peter Pan disse não, ele preferiu a Terra do Nunca, assim ele nunca cresceria e poderia brincar com todas as crianças sempre.

7- Qual a situação inicial?
a) Peter levou-os para conhecer a Terra do Nunca
b) O Capitão Gancho viu Peter Pan e seus amigos voando e resolveu atacá-los.
c)
 Mas Peter Pan apareceu para libertá-la
d) De volta ao lar, Wendy pediu que Peter Pan ficasse com eles.

8- Qual a complicação?
a) Peter levou-os para conhecer a Terra do Nunca
b) O Capitão Gancho viu Peter Pan e seus amigos voando e resolveu atacá-los.
c)
 Mas Peter Pan apareceu para libertá-la
d) De volta ao lar, Wendy pediu que Peter Pan ficasse com eles.

9- Qual o clímax?
a) Peter levou-os para conhecer a Terra do Nunca
b) O Capitão Gancho viu Peter Pan e seus amigos voando e resolveu atacá-los.
c)
 Mas Peter Pan apareceu para libertá-la
d) De volta ao lar, Wendy pediu que Peter Pan ficasse com eles.

10 - Qual o desfecho?
a) Peter levou-os para conhecer a Terra do Nunca
b) O Capitão Gancho viu Peter Pan e seus amigos voando e resolveu atacá-los.
c)
Mas Peter Pan apareceu para libertá-la
d) De volta ao lar, Wendy pediu que Peter Pan ficasse com eles.
Boa Prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário