Veja a atividade, utilize a barra de rolagem e veja como realizar a tarefa (resposta da tutora).
Pense em uma instituição escolar da Rede Pública Municipal de Ensino que você conheça ou onde atue. Em seguida, observe a coluna “Parâmetros de Avaliação” do quadro “Focos e Parâmetros da Qualidade da Escola” e, de acordo com a legenda abaixo, atribua uma nota quanto ao nível de aderência. (copiado do slide) veja abaixo:
Pense em uma instituição escolar da Rede Pública Municipal de Ensino que você conheça ou onde atue. Em seguida, observe a coluna “Parâmetros de Avaliação” do quadro “Focos e Parâmetros da Qualidade da Escola” e, de acordo com a legenda abaixo, atribua uma nota quanto ao nível de aderência. (copiado do slide) veja abaixo:
Aderente – Extremamente (5) bastente(4) Levemente(3)
Não aderente - Extremamente (0) bastente(1) Levemente(2)
FOCO 1 | Parâmetros de avaliação | Instrumentos de apoio à gestão | |
ATIVIDADE – FIM Aluno e sua aprendizagem significativa. | Qualidade de sala de aula e sucesso escolar. Inclusão. Didática: currículo essencial, projetos, metodologias, recursos, avaliação formativa, apoio escolar e reforço escolar | Projetos internos Projetos oferecidos pela SME Avaliação externa Avaliação interna | |
FOCO 2 | |||
Liderança e pessoas. Equipe e seu desenvolvimento. | Escola que aprende. Formação continuada. Desenvolvimento cultural. | Programas internos de capacitação e cultura. Programa oferecido pelo DGRH/CREs. | |
Liderança com pessoas. Clima organizacional. Uma boa escola para se trabalhar. | Cuidados dos relacionamento Celebração: festas, comemorações, eventos culturais etc | ||
FOCO 3 | |||
Organização do tempo e espaço do cotidiano escolar. | Gestão de processos e sistemas de trabalho. Mapear processos e criar procedimentos para estrutura de apoio em sala de aula. | Planejamento de utilização de espaços alternativos para aprender. Procedimentos operacionais para o funcionamento dos setores da escola. | |
Foco 4 | |||
Democracia responsabilidade social. | Representatividade Relacionamento com a comunidade. Função socioambiental da escola. | Organizações e potencializar do CEC Eventos com e para a comunidade. Pesquisas. Projetos socioambientais. | |
Foco 5 | |||
Posicionamento pedagógico e estratégico. | Construção coletiva do PPP. Pensar o caráter institucional, político e pedagógico do projeto. | Promover espaços coletivos para a construção do PPP Atas de reuniões. Grupos de estudo. | |
Construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Escolar (MEC) | |||
Planejamento estratégico (podendo utilizar as planilhas do PDE como forma de diagnosticar a escola). Plano de metas | |||
Foco 6 | |||
Gestão da informação | Memória pedagógica. Divulgação das melhores práticas. | Portfólio da escola (fotos e fatos) Indicadores. Bases curricular SME. Descritores. | |
Base de dados. | Cria base de dados contendo desempenhos de alunos, professores e da escola; frequência da equipe; orçamento e gastos; fornecedores etc. | ||
Fluxo de informações. | Fluxo de comunicação interna (atas, quadros de avisos, reuniões). Fluxo de informação externa para a CRE, o Nível Central e a comunidade. Ficha branca, freqüência, Bolsa Família, Cartão Família Carioca. | ||
Resultados | Resultados financeiros. | Projetos para eliminar desperdícios. Projetos de utilização de verbas dos financiamentos existentes. Financiamento. |
PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DOS FOCOS DA GESTÃO | ADERÊNCIA EM SEUS DIFERENTES NÍVEIS | |
Qualidade da sala de aula e Sucesso Escolar Inclusão; Didática: Currículo essencial, Projetos, Metodologia, recursos, Avaliação Formativa, Apoio Escolar e Reforço escolar. | Aderente | Levemente ( ) Extremamente ( ) Bastante ( ) |
Não Aderente | Levemente ( ) Extremamente ( ) Bastante ( ) | |
Escola que Aprende Formação Continuada; Desenvolvimento Cultural; Liderança com pessoas; Clima Organizacional; Uma boa escola para se trabalhar. | Aderente | Levemente ( ) Extremamente ( ) Bastante ( ) |
Não Aderente | Levemente ( ) Extremamente ( ) Bastante ( ) | |
Gestão de Processos e Sistema de Trabalho Processos mapeados, presença de procedimentos operacionais, estrutura de apoio à sala de aula. | Aderente | Levemente ( ) Extremamente ( ) Bastante ( ) |
Não Aderente | Levemente ( ) Extremamente ( ) Bastante ( ) | |
Representatividade Relacionamento com a comunidade; Função socioambiental da Escola. | Aderente | Levemente ( ) Extremamente ( ) Bastante ( ) |
Não Aderente | Levemente ( ) Extremamente ( ) Bastante ( ) | |
Construção Coletiva Projeto PolíticoPedagógico Construção Coletiva do Plano Estratégico; Plano de Desenvolvimento Escolar (MEC). | Aderente | Levemente ( ) Extremamente ( ) Bastante ( ) |
Não Aderente | Levemente ( ) Extremamente ( ) Bastante ( ) | |
Memória Pedagógica Divulgação das melhores práticas; Base de dados com registros de projetos e diferentes resultados; Fluxo de informações. | Aderente | Levemente ( ) Extremamente ( ) Bastante ( ) |
Não Aderente | Levemente ( ) Extremamente ( ) Bastante ( ) | |
Resultados Financeiros Orçamentos escritos; Registros de gastos; Transparência das informações. | Aderente | Levemente ( ) Extremamente ( ) Bastante ( ) |
Não Aderente | Levemente ( ) Extremamente ( ) Bastante ( ) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário