quinta-feira, julho 28, 2011

“Focos e Parâmetros da Qualidade da Escola”

Veja a atividade, utilize a barra de rolagem e veja como realizar a tarefa (resposta da tutora).
Pense em uma instituição escolar da Rede Pública Municipal de Ensino que você conheça ou onde atue. Em seguida, observe a coluna “Parâmetros de Avaliação” do quadro “Focos e Parâmetros da Qualidade da Escola” e, de acordo com a legenda abaixo, atribua uma nota quanto ao nível de aderência. (copiado do slide) veja abaixo: 
Aderente – Extremamente (5) bastente(4) Levemente(3)
Não aderente - Extremamente (0) bastente(1) Levemente(2)

 “Focos e Parâmetros da Qualidade da Escola”


FOCO 1
Parâmetros de avaliação
Instrumentos de apoio à  gestão

ATIVIDADE – FIM
Aluno e sua aprendizagem significativa.
Qualidade de sala de aula e sucesso escolar.
Inclusão.
Didática: currículo essencial,  projetos, metodologias, recursos, avaliação formativa, apoio escolar  e reforço escolar
Projetos internos
Projetos oferecidos pela SME
Avaliação externa
Avaliação interna
FOCO 2



Liderança e pessoas.
Equipe e seu desenvolvimento.

Escola que aprende.
Formação continuada.
Desenvolvimento cultural.
Programas internos de capacitação e cultura.
Programa oferecido pelo DGRH/CREs.

Liderança com pessoas.
Clima organizacional.
Uma boa escola para se trabalhar.
Cuidados dos relacionamento
Celebração: festas, comemorações, eventos culturais etc
FOCO 3



Organização do tempo e espaço do cotidiano escolar.
Gestão de processos e sistemas de trabalho.
Mapear processos e criar procedimentos para estrutura de apoio em sala de aula.
Planejamento de utilização de espaços alternativos para aprender.
Procedimentos operacionais para o funcionamento dos setores da escola.
Foco 4



Democracia responsabilidade social.
Representatividade
Relacionamento com a comunidade.
Função socioambiental da escola.
Organizações e potencializar do  CEC
Eventos com e para a comunidade.
Pesquisas.
Projetos socioambientais.



Foco 5



Posicionamento pedagógico e estratégico.
Construção coletiva do PPP.
Pensar o caráter institucional, político e pedagógico do projeto.

Promover espaços coletivos para a construção do PPP
Atas de reuniões.
Grupos de estudo.

Construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Escolar (MEC)
Planejamento estratégico  (podendo utilizar as planilhas do PDE como forma de diagnosticar a escola).
Plano de metas
Foco 6



Gestão da informação
Memória pedagógica.
Divulgação das melhores práticas.
Portfólio da escola (fotos e fatos)
Indicadores.
Bases curricular SME.
Descritores.
Base de dados.
Cria base de dados contendo desempenhos de alunos, professores e da escola; frequência da equipe; orçamento e gastos; fornecedores etc.

Fluxo de informações.
Fluxo de comunicação interna (atas, quadros de avisos, reuniões).
Fluxo de informação externa para a CRE, o Nível Central e a comunidade.
Ficha branca, freqüência, Bolsa Família, Cartão Família Carioca.

Resultados
Resultados financeiros.
Projetos para eliminar desperdícios.
Projetos de utilização de verbas dos financiamentos existentes.
Financiamento.





PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DOS FOCOS DA GESTÃO
ADERÊNCIA EM SEUS DIFERENTES NÍVEIS
Qualidade da sala de aula e Sucesso Escolar

Inclusão;
Didática: Currículo essencial, Projetos, Metodologia, recursos, Avaliação Formativa,
Apoio Escolar e Reforço escolar.
Aderente

Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Não Aderente
Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Escola que Aprende

Formação Continuada;
Desenvolvimento Cultural;
Liderança com pessoas;
Clima Organizacional;
Uma boa escola para se trabalhar.
Aderente

Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Não Aderente
Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Gestão de Processos e Sistema de Trabalho

Processos mapeados, presença de procedimentos operacionais, estrutura de apoio à sala de aula.
Aderente

Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Não Aderente
Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Representatividade

Relacionamento com a comunidade;
Função socioambiental da Escola.
Aderente

Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Não Aderente
Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Construção Coletiva Projeto PolíticoPedagógico
Construção Coletiva do Plano Estratégico;
Plano de Desenvolvimento Escolar (MEC).
Aderente

Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Não Aderente
Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Memória Pedagógica

Divulgação das melhores práticas;
Base de dados com registros de projetos e diferentes resultados;
Fluxo de informações.
Aderente

Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Não Aderente
Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Resultados Financeiros
Orçamentos escritos;
Registros de gastos;
Transparência das informações.
Aderente

Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )
Não Aderente
Levemente (    )
Extremamente (   )                             Bastante (    )



Nenhum comentário:

Postar um comentário