quinta-feira, julho 28, 2011

Planejamento-Organização - Execução - Avaliação


Planejamento:Tem como ponto de partida o conhecimento da realidade onde o processo educativo se desenvolverá. Torna-se necessário que se façam coletas  de informações sobre os aspectos significativos da realidade, seguindo-se `a análise e interpretação das mesmas e cujo o resultado será subsidio ao planejamento. O planejamento deverá considerar os múltiplos aspectos que deverão ser abrangidos pela ação administrativa.
          O Planejamento deverá ser realizado com maior dedicação, devido a importância que representa quanto ao êxito da administração escolar e aos benefícios que  oferecerá aos educadores e a sociedade.
Organização: É o ato de compor a estrutura da instituição escolar. Estruturação das unidades operacionais colocando-os no setor correspondente. Seleção de pessoal capaz de desempenhar satisfatoriamente as tarefas. Estabelecimento claro das funções de cada um, especificando  as inter-relações hierárquicas.
Elaboração de documentos, o manual de organização que contenha todas as informações necessárias ao bom funcionamento da instituição. Providências quanto aos recursos físicos, materiais e financeiro que garantam o êxito do empreendimento. A estrutura do sistema educacional já está estabelecido e qualquer alteração necessita da aprovação do Poder Legislativo.
Execução:Nesta etapa o administrador deve utilizar-se dos melhores recursos da comunicação, bom senso, da empatia, e, acima de tudo, integra-se ao grupo, pois o autoritarismo e a omissão são abomináveis.
          Mas a priori o administrador escolar deve verificar se todos os recursos necessários estão disponíveis, antes de iniciar a execução da atividade educativa, a fim de que os seus executores não tenham seus trabalhos prejudicados.
          O administrador durante a execução deve ter uma postura de acompanhamento, apoio e cobrança, bem como de coordenação de esforços visando ao alcance de objetivos comum.

Avaliação: É realizada sobre os aspectos quantitativos e qualitativos. Em termos qualitativos são considerados: número total de matrículas, freqüência, rendimento escolar, evasão e repetência, recursos financeiros aplicados, cumprimento de cronograma. Em termo qualitativo a avaliação se traduz na credibilidade que a ação educativa adquiriu no seio do sistema social em que se desenvolveu, em face da satisfação, das necessidades e expectativas do mesmo, sem deixar de estabelecer critérios de parâmetros, valores de concepções educativas atendam somente as classes dominantes em detrimento das classes populares.
          Estabelecidos os objetivos e desencadeadas as ações, é preciso saber se realmente essas ações se dirigem para os objetivos e até que ponto esses objetivos estão sendo alcançados na educação.
          Durante longo período a administração da educação, construiu uma tarefa bastante rudimentar. As transformações que surgiram, tanto no interior do sistema do ensino, quanto no meio social provocaram mudanças na concepção da educação, do papel da escola na sociedade bem como dos seus gestores.
Fonte: TCC apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e Educação da UNAMA

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